Divisão do Litoral Brasileiro

Mapa Brasil 

O litoral do Brasil possui uma extensão que excede mais de 8 mil km. Segundo a Agência Nacional das Águas - ANA, essa zona costeira passa por 17 estados brasileiros e mais de 400 municípios. Ele pode ser dividido em:

  • Litoral da Região Norte: seu terreno é caracterizado por um solo arenoso e salino, coberto por vegetação (restingas); formações de uma depressão advinda da água salgada, pequenas lagoas (lagunas) e a transição do mar com a terra, gerando uma zona úmida, com solo salgado, iodoso, pobre em oxigênio e rico em nutrientes (mangues). Tem uma formação de sedimentos recentes e vai do estado do Amapá até o Pará.
  • Litoral da Região Nordeste: composta por várias praias com dunas, como por exemplo, os Lençóis Maranhenses, possui um dos principais portos comerciais. Abrange os estados: Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Ceará e Sergipe.
  • Litoral Leste: praias, portos importantes, restingas, mangues, recifes e barreiras.
  • Litoral da Região Sudeste: com os portos comerciais mais movimentados, é composto por costas baixas e falésias, além de restingas, lagunas e mangues. Abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
  • Litoral da Região Sul: composto por costas baixas e arenosas, colinas são formadas pelo atrito do mar com as pedras.Vai desde o Paraná até o Rio Grande do Sul.

Tipos de Praia

As praias se diferenciam pelas características de suas areias, de acordo com morfodinâmica das praias, em sua teoria acadêmica Brasileira. Existe a Praia de Tombo, a Praia Rasa e a Praia Intermediária.

  • Praia do Tombo – a areia é do tipo grossa e as ondas quebram descontroladamente próximas à beira. Elas proporcionam o aparecimento de erosão gerando uma profundidade e trazendo riscos à segurança. É sempre recomendável ficar na beira da praia para não ocorrer acidentes relacionados à afogamentos.
  • Praia Rasa – a cada passo dado pelo turista, a profundidade aumenta lentamente e as ondas quebram longe da areia fina. Os riscos de acidentes são causados por uma longa arrebentação ou pela presença de correntes marítimas perigosas.
  • Praias Intermediárias - suas ondas se arrebentam próximo à praia. Seu fundo possui um relevo irregular, com canais que o cortam em correntes de retorno. No período da maré baixa, os bancos de areia e os buracos aparecem. Geralmente, na maré vazante (período em que a altura da maré diminui), surgem vários tipos de ondas que crescem gradativamente. Para a prevenção de acidentes no mar, veja nossa página sobre segurança na praia.