As belezas do litoral brasileiro










Litoral do Rio Grande do Sul

Praias brasileiras.Uma região aconchegante, que possui cenários encantadores como as praias do Rio Grande do Sul.  De acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, as planícies que formam o litoral desse estado brasileiro constroem verdadeiras formações, capazes de agitar a qualquer um que visite o litoral norte gaúcho.

 

Campos de Dunas formam um paraíso de segredos e as cidades que compõem o estado, juntas proporcionam muitas novidades para o seu público. As lagoas se ligam por um cordão. Começando de Torres, as águas passam pelas Guaritas, uma área de preservação ambiental protegidas pelo Parque das Guaritas e o Parque Estadual de Itapeva. Chegam a atingir o sul, na cidade de Tavares, lugar onde se encontram as dunas que também são protegidas junto ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Nessa região, pássaros voam livremente a fim de descansar e se alimentar dos peixes que nadam tranquilamente nas águas do litoral gaúcho.

 

Ainda, é possível praticar esportes náuticos e desfrutar de passeios ecológicos pela Mata Atlântica, com trilhas e cachoeiras na Encosta da Serra Geral e mais no interior, procurando caminhos por Osório, Itati, Três Cachoeiras e outros pontos turísticos. É inegável reconhecer que o Brasil é uma terra rica em recursos naturais.

 

Pode-se encontrar, também, em Arroio do Sal, o Parque Municipal de Tupancy e ainda aproveitar sua gastronomia (rapadura, sonho, mel e outros produtos típicos da região) e as suas manifestações culturais.

 

No Litoral Norte Gaúcho, as principais praias são:

 

  • Praia da Cal, localizada em Torres ela possui 800m de extensão. Ela é ideal para a prática do surf, mas antes era frequentada apenas por pescadores, sendo que os turistas só começaram a conhecê-la em 1942. Em frente a ela, existe a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, cujo símbolo é a imagem da padroeira dos pescadores e navegantes. A principal festa da praia ocorre no dia 2 de fevereiro. 
  •  
  • Praia da Guarita, em Torres: nela existem torres que as cercam e também deram origem ao seu nome. São três: uma no centro, outra no sul e outra na Guarita. A praia encontra-se no Parque da Guarita.
  •  
  • Praia da Itapeva, em Torres. Possui 6.000 m de extensão e está a 6 km do centro da cidade. Por causa do Morro da Itapeva (tupi-guarani = pedra chata) recebeu esse nome. Nessa praia, existem dunas que instigam o aventureiro à prática de sandboard.
  •  
  • Praia Grande, em Torres. Ótima para banhistas e para a realização de eventos esportivos. Ela possui 2.000 m de extensão.
  •  
  • Praia de Torres. Belíssimas formações rochosas deram o nome à cidade e à praia. Sua rede de hotéis trabalha com uma infraestrutura ideal para receber visitantes. Todas as outras praias ou parques do município estão a poucos quilômetros de Torres e, ainda, é possível fazer caminhadas e praticar esportes aquáticos no Rio Mampituba. O que mais atrai turistas à cidade são os festivais, como o do Balonismo e a sua cadeia de restaurantes e comidas típicas da região.
  •  
  • Praia do Meio ou Prainha. Considerada uma praia tranquila, devido ao seu solo que é rochoso, são poucos os que decidem se banhar em suas águas. É o ponto de encontro dos jovens, principalmente aos finais de semana.

 

No Litoral Sul do estado ou Costa Doce, as praias são salgadas e doces. Para chegar até lá pela água, a estrutura da cidade conta com os atracadouros e clubes náuticos da região. Elas estão entre as mais belas e selvagens do estado e um exemplo disso se encontra na Lagoa dos Patos, que se separa do litoral por uma longa restinga, chegando a 240 km.

 

 

 

Litoral Sul   <<--  Litoral do Rio Grande do Sul  -->>  Praias de Santa Catarina